quinta-feira, 21 de abril de 2016

Os Colegas de Anne Frank - Theo Coster

Título Original: Klasgenoten van Anne Frank
Autora: Theo Coster
Tradutor: Cristiano Zwiesele do Amaral
Ano: 2012
Páginas: 200
Editora: Objetiva
ISBN: 9788539003686

        Segunda Guerra Mundial, quem me conhece sabe que eu gosto muito de ler sobre esse tema, mas este livro me fez pensar, por que eu gosto deste tema? Por que eu procuro ler sobre essa atrocidades? Por que eu gostaria de ver estes lugares?



          Este livro faz a mesma pergunta. E foi por isso que me pus a pensar.

"_ O que eu gostaria de saber é por que vocês e os seus pais, que ainda são jovens e para quem Westerbork também não passa de um pedacinho de História, se dão ao trabalho de vir aqui, a tantos e tantos quilômetros do centro de Amsterdã?" pág 127
    
          E foi por isso que Theo criou o documentário. Pois, cansado de tantas palestras sobre sua vivência, ele teria que criar uma forma de deixar sua história para as gerações futuras, para aqueles que querem saber mais sobre o que ele e tantos judeus tiveram que passar. E assim conseguiu reunir alguns colegas do Liceu Judaico, a mesma escola em que Anne Frank estudou, a mesma turma, os Colegas de Anne Frank.

          Cada um contou sua história como refugiado e sobrevivente, visitou um local marcante de suas vidas, lembrou como era a Anne antes do refúgio, e a Anne do Campo de Concentração. Com suas histórias conhecemos diferentes formas de sobrevivências, várias formas de fugas, e a sorte que pode estar do lado de uns e abandonar outros completamente.

          Em alguns momentos nos perguntamos: será que foi bom ter sobrevivido? Como essas pessoas conseguiram seguir em frente? Como viver quando você é o único sobrevivente da sua família? Bem, eles fazem esta pergunta, mas eles foram os sobreviventes e precisam contar para o mundo. Precisa contar pra que isso não volte a se repetir, precisam falar porque é difícil dividir isso com outras pessoas que não tenham passado pelo mesmo.
          O meu interesse pelas Guerras é tentar entender o que se passa na cabeça destas pessoas. Por que de um dia para a noite uma raça inteira vira sua inimiga e como essas vítimas se veem. Sempre procurei um livro com relatos de sobreviventes, mas não só daqueles que sofreram, mas também daqueles que tiveram sorte. E este é um livro que lhe dá uma idéia do que eles passaram. Não é muito extenso, mas é suficiente.

          Estou procurando o documentário, no momento só encontrei o Trailer. Se eu o encontrar posto para vocês.


          Este livro faz parte dos desafios:



Um comentário:

  1. Oi Téte,
    Eu acho que gostamos tanto de livros sobre a guerra por as nossa gerações não conseguem entender como e nem porque elas aconteceram.
    Uma guerra mundial é algo surreal, e ela aconteceu 2 vezes!
    O que é da noite para o dia virar inimigo?
    Enfim, é um tema que também gosto muito, vou procurar esse.
    Obrigada por participar do #desafioalfabetoliterario
    bjs

    ResponderExcluir